terça-feira, 6 de maio de 2008

Possibilidades!

Caro Internauta
Bom dia! Se estiveres lendo até aqui...acho que podes me ajudar nesta reflexão. Comprei um livro no congresso bem interessante.. Comunicação e Informação: ensaios e críticas.
Este livro é organizado por Liziane Guaziba e Nadia Vanti. O capítulo que me chamou a atenção, foi escrito pela Raquel Recuero, "Comunidades Virtuais no IRC: apontamentos para estudo. Lá na introdução a autora Coloca que " As tecnologias de comunicação têm, como é natural, agido de modo a reconfigurar os espaços como os conhecemos, bem como a estrutura da sociedade. A comunicação mediada por computador (CMC) também trouxe as mais variadas modificações para o meio." Eu acrescentaria a palavra possibilidades... Ao meu ver a CMC ampliou as possibilidades de encontro entre pessoas que têm um interesse em comum. Apesar de declarar nesta afirmação uma visão positiva, não deixo de pensar sobre a qualidade deste encontro..e sim o que eu estou colocando é sobre a facilidade...óbvio que esta facilidade é para quem tem acesso. O que hoje tb não é algo tão difícil, pelo menos no meu entendimento e pelo que tenho observado pelos meus contatos sociais... digo todos, não única e exclusivamente os contatos da Universidade..falo das pessoas que pela estística não teriam acesso e estão lá em várias comunidades do orkut...
No caso da área das Relações Públicas, hoje com 237 comunidades, este debate pode ser melhorado...falta gente para me ajudar...estou ainda esperando um parceiro para prossegir a pesquisa. Podemos afirmar em relação ao número de comunidades é que este site de relacionamento Orkut possibilitou que centenas de pessoas se agrupassem em 237 comunidades da área (nenhuma até agora se configura com um aspecto negativo), porém em relação a "qualidade", ou profundidade, ou contribuição dos debates postados nos fóruns é outro aspecto que temos que estudar...e a etapa mais complicada da pesquisa...

3 comentários:

Dani Souza disse...

Eiii tudo bem?

Sou aluna da PUC-MInas (1° periodo de RP) e tambem estive no abrapcorp deste ano!

Gostaria de parabeniza-la pelo blog..e dizer que fico feliz em saber que muita gente de outros estados compareceram!Estou acomapnhando e sempre que possivel vou comentar okay? Se voce puder, publique dicas tambem para estudante iniciantes como eu, agora que voce ja tem uma visao do aí do 5° periodo) =)

Muito sucesso!
Um grande abraço

Danielle Abade

Unknown disse...

Oi Ediene,

Acho que esses encontros, inclusive pela questão do acesso, acabam não sendo tão produtivos quanto aqueles promovidos por fóruns "reais". Temos o próprio caso da segmentação social, pra começar. A Internet dá a impressão de haver uma audiência e uma presença muito maior do que realmente há, porque há milhares de "perfis" ali. Mas quantos realmente estão visitando a comunidade? Quantos estão lendo, e quantos estão interesados? Mais: quantos têm possibilidade dw acompanhar, se às vezes tem acesso apenas em lan-house, na correria? Muitas perguntas, hehe.

OUtro aspecto é o da própria participação e acordo sobre o processo. Temos uma comunidade com mais de 9000 membros, mas quantos realmente participam? Mais que isso, basta verificar como se dá a dinâmica da discussão. Praticamente nenhuma assunto levantadao passa dos 10 posts (a média é muito menor). Só os mais polêmicos. Ali há um encontro atemporal de pessoas. Cada um no seu tempo, responde e interage se for do su interesse no momento em que entra no site. Não há a "pressão" de responder uma pergunta feita face-a-face. Nem o acompnhamento linear da conversa. Tanto é que a maioria dos assuntos que ultrapassa o 10º post (OU seja, muda de página), começa a perder o fio da meada porque as pessoas não lêem toda a conversa, o que afeta a qualidade desse "encontro".

Ih, teria muita coisa ainda pra se tratar nesse assunto, mas agora e nesse espaço fica complicado. Mas tenho interesse em continuar trocando idéias. Vou continuar visitando, e se quiser é só manter contato.

Unknown disse...

Oi Ediene, certamente vou sempre dar uma passada no blog.
A propósito, já viu a mais nova comunidade de rp? "A Suzy não é Rp" - http://www.orkut.com/ClickTracker.aspx?sei=CAIQARoJc3V6eSBuw6NvIA0o7ZKnGTAC&sig=421ea6437c91cb575f928c3237e13cca&url=%2FCommunity.aspx%3Fcmm%3D53070189&psg=klG%2BXs6MTrCpq6g3KnPV3N2w3Zc%3D

Foi criada por causa da mais nova "peleja" dos RPs com a Globo, depois que a novela Beleza Pura colocou a personagem suzy pra trabalhar como RP, já que "não sabia fazer nada"... bom, a história é mais ou menos essa, eu só estou repassando.

Abraço!

(obs.: tô respondendo aqui seu recado do orkut, pq não consegui lá. ACho que sua página de recados está aberta apenas para amigos)