sábado, 17 de maio de 2008

Voltei das Férias!

Caros Leitores

Eu estava de férias....agora volto a ativa firmente. A pesquisa não parou....nesta semana trago alguns resultados. Abraços

Ediene

terça-feira, 6 de maio de 2008

Possibilidades!

Caro Internauta
Bom dia! Se estiveres lendo até aqui...acho que podes me ajudar nesta reflexão. Comprei um livro no congresso bem interessante.. Comunicação e Informação: ensaios e críticas.
Este livro é organizado por Liziane Guaziba e Nadia Vanti. O capítulo que me chamou a atenção, foi escrito pela Raquel Recuero, "Comunidades Virtuais no IRC: apontamentos para estudo. Lá na introdução a autora Coloca que " As tecnologias de comunicação têm, como é natural, agido de modo a reconfigurar os espaços como os conhecemos, bem como a estrutura da sociedade. A comunicação mediada por computador (CMC) também trouxe as mais variadas modificações para o meio." Eu acrescentaria a palavra possibilidades... Ao meu ver a CMC ampliou as possibilidades de encontro entre pessoas que têm um interesse em comum. Apesar de declarar nesta afirmação uma visão positiva, não deixo de pensar sobre a qualidade deste encontro..e sim o que eu estou colocando é sobre a facilidade...óbvio que esta facilidade é para quem tem acesso. O que hoje tb não é algo tão difícil, pelo menos no meu entendimento e pelo que tenho observado pelos meus contatos sociais... digo todos, não única e exclusivamente os contatos da Universidade..falo das pessoas que pela estística não teriam acesso e estão lá em várias comunidades do orkut...
No caso da área das Relações Públicas, hoje com 237 comunidades, este debate pode ser melhorado...falta gente para me ajudar...estou ainda esperando um parceiro para prossegir a pesquisa. Podemos afirmar em relação ao número de comunidades é que este site de relacionamento Orkut possibilitou que centenas de pessoas se agrupassem em 237 comunidades da área (nenhuma até agora se configura com um aspecto negativo), porém em relação a "qualidade", ou profundidade, ou contribuição dos debates postados nos fóruns é outro aspecto que temos que estudar...e a etapa mais complicada da pesquisa...

domingo, 4 de maio de 2008

De volta e com muita vontade de fazer a pesquisa!

Oi Pessoal!

Saudade! Muita vontade de escrever...e fazer a pesquisa. O congresso foi muito bom...os Gts, os fóruns, tudo muito organizado, pessoas interessantes e inteligentes...Vários pesquisadores que há tempos tinham se afastado da área e voltaram para coordenar GTs, pois acreditaram na proposta do ABRAPCORP. Eu só posso resumir dizendo: Não foi neste ano..não perde ano que vem em SP.

Bom, vamos a nossa pesquisa...até o momento eu não apresentei a revisão teórica que fiz, com a Josi, sobre as comunidades virtuais e o papel das comunidades do orkut. Vale deixar registrado vou fazer isto agora. Uma síntese . Mas, antes gostaria colocar algumas questões: (que me levaram a fazer este blog e tb a pesquisar o tema. A primeira é como se configuram as comunidades virtuais? quais são as possibilidades que elas apresentam? qual o papel destas comunidades na atualidade?..não vou negar que o ciberespaço me encanta..já afirmei isto várias vezes.. (por sinal vou começar a ler o livro do Rudiger sobre as Teorias do Ciberespaço).

Comunidades virtuais:


Com o aparecimento da Internet surgiram novas formas de interação e também várias críticas. Segundo Castells (2003 p. 145) “O aparecimento da Internet como novo meio de comunicação gerou uma forte controvérsia acerca do surgimento de novos padrões de interação social”. A utilização da ferramenta virtual é principalmente usada para descobertas, para se obter resultados e que está cada vez mais relacionada com família, trabalho e vida cotidiana dos usuários. Segundo Castells, (2003 p.147) “O correio eletrônico representa mais de 85% da utilização da Internet, e a maior parte desse volume de correio eletrônico está relacionado com o trabalho, com tarefas especificas e com relações entre familiares e amigos na vida real”. Para Cebrián, (1998 p. 08)
“A sociedade da informação oferece uma oportunidade extraordinária, mas também um desafio maior diante do que temos de responder ativamente. Vem daí nosso desejo de debater intensamente a respeito de como está se desenvolvendo nossa sociedade e como pode transformar-se diante das possibilidades que oferecem as novas tecnologias ou a new media”.

Nos seus primeiros anos de utilização, a Internet, já era considerada o começo de uma nova era da comunicação livre, contemplando a realização pessoal nas comunidades virtuais construídas a partir da Comunicação Mediada por Computadores – CMC. Para Recuero (2006, p. 43), “o conceito de comunidade foi bastante trabalhado pelos sociólogos, mas nunca de forma consensual. O único ponto comum da maioria das idéias sobre comunidade era a de que a mesma abrangeria um grupo de pessoas”. Então, se pode dizer que comunidade é um conjunto de pessoas que vivem num mesmo espaço, partilhando os mesmos valores, crenças e cultura.

Para Bauman (2003, p. 8), a palavra comunidade significa algo muito bom, que pode ser comparado a um lugar quente, confortável e aconchegante. [...] “Numa comunidade, todos nos entendemos bem, podemos confiar no que ouvimos, estamos seguros a maior parte do tempo e raramente ficamos desconcertados ou somos surpreendidos”.

Para Moreira (2005) o conceito de comunidade no senso comum ganhou contornos de compartilhamento geográfico, mas este é apenas um dos aspectos e nem mesmo o mais importante. O que caracteriza uma comunidade é o interesse comum. Neste sentido o autor afirma que a comunidade virtual, não é irreal, imaginária ou ilusória, trata-se de um coletivo mais ou menos permanente que se organiza por meio do novo correio eletrônico mundial.
Rheingold (1993) diz que as comunidades virtuais são agregações sociais que emergem da Rede quando existe um número satisfatório de pessoas, em discussões um tanto quanto longas, com emoções humanas, para formar teias de relações pessoais em ambientes virtuais, alterando de algum modo o “Eu” dos que nele participam. Lévy (1999, p. 130), diz que “Nas comunidades virtuais isso é patente. Pode-se observar que neste tipo de comunicação as pessoas são localizadas e contatadas em função de suas áreas de interesse, mais do que por proximidade geográfica. Isto alimenta uma nova rede de relacionamentos, com ações reais” [...].

Então, pode-se dizer que desde o surgimento da Internet, novas maneiras de organizações comunitárias emergiram, como as comunidades virtuais que envolvem os indivíduos num espaço onde as diversas culturas se misturam com membros de locais distintos, mas virtualmente é como se todos estivessem próximos uns dos outros, como nas comunidades reais e convencionais.
Lévy (1999), compara o que é real e o que é virtual, e diz que [...] “o constante desenvolvimento, faz com que os usuários tenham a sensação de estar em outra realidade”. Mas é a partir destas interações à distância de seus membros por vários ambientes que torna as comunidades virtuais num vislumbrante cenário, que faz as pessoas imaginarem que podem ser cidadãos do mundo. Rheingold (1993, p. 78) diz que:

“O termo comunidade virtual sugere aparentemente comunidades que só existem no ciberespaço. Mas implica, uma nova forma de ligação que passa a existir no meio de, ou entre, comunidades no espaço real, biológico, ligando-as e estendendo-as, trazendo mesmo novas comunidades reais para o seu contacto. É um alargamento da comunidade pela adição de um novo espaço de interacção, espaço virtual onde fluxos expandidos de relações solidárias podem ser criados. É um curto passo a fusão do espaço mental de indivíduos de um modo que expande o próprio conceito de comunidade”.

Para Castells (2003) existem dois entendimentos distintos quanto à formação de comunidades virtuais on line: de um lado elas foram interpretadas como sendo o ápice da separação do local versus o social na formação na comunidade; de outro lado críticos e imprensa sustentam que essa expansão caminha para o isolamento social diante da quebra da comunicação e do convívio familiar.
Nos dias atuais essas barreiras já se dissolveram, visto a capacidade de adaptação sociável do real exercício da Internet nos meios de comunicação mais desenvolvidos, conclusão esta, baseada em dados mais palpáveis que os anteriormente utilizados. Castells (2003 p.149) afirma que:

“Em contraste com as afirmações de que a Internet é uma fonte de comunidade renovada ou, pelo contrário, constitui uma causa de alienação e fuga do mundo real, a interacção social na rede não parece ter, na generalidade, um efeito directo sobre a configuração da vida quotidiana, para além de acrescentar a interacção on-line às relações sociais previamente existentes”.


Existem várias formas de participar das comunidades virtuais. Na atualidade as comunidades mais conhecidas estão no site do Orkut, lá podemos encontrar um número expressivo de participantes e com variados assuntos desde os mais bizarros aos assuntos mais sérios. Segundo Moreira (2005), as comunidades com maior número de membros e tópicos, dedicam-se a assuntos banais.
Recuero (2005) acredita que as comunidades no Orkut podem ser um laço associativo que significa pertencer, pois basta clicar para “fazer parte” de uma comunidade. O que para a autora independe de qualquer interação como os membros.

Aceito críticas.....a pesquisa só evolui assim...

quinta-feira, 24 de abril de 2008

+ uma

Caro Leitor

Estou arrumando as malas para participar do II Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas e para deixar a casa em ordem é preciso muito trabalho.... Estou também terminado de redigir o projeto pedagógico do curso de RP da Univali. São várias questões ao mesmo tempo..mas a pesquisa continua...e a novidade é que mais uma comunidade de Relações Públicas foi criada, hoje são 239. Em relação a minha comunidade que eu escolhi estudar segue a todo vapar...realmente os fóruns desta comunidade funcionam e tem muita participação. A última novidade é o lançamento de um livro "estilo"segredo de Luisa, só que para a área de Relações Públicas. As opiniões são muitas...entre lá e dá uma olhada. Bom....a pesquisa continua ...bjs
Ah...eu vou de carro até BH...um aventura a parte...Fui

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Novas descobertas!

Caro Leitor

Depois de dois dias ausenste...voltei com uma reflexão para vocês, apesar de já ter falado isso de outra forma, vou reforçar.. o legal deste blog para mim não é apenas o resultado que iremos chegar com a pesquisa. E sim o relato do desenvolvimento, do processo da pesquisa...das escolhas que temos que fazer , das dúvidas que surgem... por mais perfeito que esteja um projeto de pesquisa...sempre aparece algo que não foi previsto no meio do caminho...E isto é o mais interessante.. Este é o desafio do pesquisador. No meu caso... o "algo não previsto" foram as comunidades que abreviam RP ou RRPP. Estas não apareceram na busca que eu fiz. Hoje no trajeto da minha casa para Univali (escutando The Cors) ..veio essa dúvida na minha cabeça. Putz! Assim que entrei no orkut digitei RP e RRPP..bingo...Há outras inúmeras comunidades..e a busca é muito mais difícil, pois muitos perfis vem junto..tem pessoas que agregam o RP no seu nome... Bom, a minha escolha, meu recorte será as comunidades de Relações Públicas e depois em outro momento vou pesquisar as comunidades abreviadas.
Agora falando da pesquisa em si, estou com um problema em relação a análise dos fóruns, pois o livro do Fernando Lefreve ainda não chegou e é partir da técnica proposta por este autor que irei trabalhar.

Bom a pesquisa continua..
Abraços

Ediene

segunda-feira, 14 de abril de 2008

A pesquisa continua!

Caro Leitores!

Boa Noite! Gostaria de esclarecer que nem todos os dados coletados podem ser publicados nas postagens. Vou criar um link arquivo para que todos consigam visualizar. Hoje, observando a comunidade do Onitorringo realmente me chamou a atenção o quanto os fóruns são movimentados. Há um grupo de pessoas que movimentam e acessam com regularidade os temas postados . Tem muitos assuntos interessantes e uns até polêmicos.

Bom, amanhã pego o ritmo normal..fui

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Sexta-feira

Olá

E a sexta-feira chegou...meu Deus..a semana tá passando muito rápido....e ontem realmente não consegui fazer nada da pesquisa...Mas prometo que ainda neste final semana trago novidades por aqui.....

Bom final de semana pra todos!

Fui

quinta-feira, 10 de abril de 2008

coleta de dados!

Bom Dia!

Hoje a postagem vai ser breve, pois relamente são muitas coisas para fazer... Retomei a pesquisa e como havia comentado a comunidade escolhida foi a com maior número de participantes..por sinal postei um Fórum falando do blog....Daí me dei conta que alterei o número de fóruns que eram 70 até o momento. O pesquisador pode interegir com seu objeto...mas, vou procurar não repetir este fato...pois não tenho interesse em fazer a pesquisa-ação. Não quero interferir nas comunidades... Volto a reforçar o convite para mais pessoas participarem, pois realmente preciso de ajuda....Ah..tem váios fóruns interessantes na Comunidade Relações Públicas (do Onitorringo) o que fala sobre a imgem da Tam são 65 postagem com comentários muito bons! A novidade desta comunidade é o link notícias... e duas enquetes.

Amanhã tem mais... Ah..eu estava lendo o Philip Lesly para aula de RP e gostei de uma frase dele: "por todo o mundo, os acontecimentos estão demonstrando que a maior força do século XX e do início do século XXI é a atitude das pessoas"

Bjs Fui..

quarta-feira, 9 de abril de 2008

O discurso do sujeito coletivo!

Bom Dia!

Como havia prometido ontem, vou voltar a falar sobre a metodologia do trabalho. No artigo que eu e a Josi fizemos sobre as comunidades do Orkut nos detivemos muito da revisão teórica...quando chegou o momento da coleta e análise dos dados..o tempo estava esgotado...era hora de entregar....a análise foi feita, mas deixou um gostinho de quero mais... falando com uma colega a professora Valquíria Jonh (eu já conhecia o trabalho dela e a técnica que ela utilizou na sua dissertação e na orientação de alguns alunos me chamou atenção) discutimos rapidamente sobre a possibilidade de utilizar esta técnicas para análise dos fóruns da comunidades do orkut..bom agora vou começar a estudar esta ténica, pois meu feeling diz que ela é adequada para este tipo de estudo. O nome da técnica é o discurso do sujeito coletivo de Lefréve. Ah...
Mas, antes desta etapa preciso mapear as comunidades e a partir de agora vou me dedicar a isso...abraços

Ediene

terça-feira, 8 de abril de 2008

Caminhos da pesquisa!

Caro Leitor


Há vários itens que eu gostaria de discutir com vocês... mas hoje vou dar prioridade ao título desta postagem e falar sobre os caminhos que esta pesquisa percorreu..de certa forma também vou apresentar um pouco da justificativa... Assim que o orkut foi criado e eu tive acesso fiquei encantada com a rapidez que as pessoas se identificaram com este site de relacionamento...E mais ainda com a possibilidade que cada orkuteiro tinha de criar uma comunidade... uma forma muito democrática (claro que sempre tem os que não sabem utilizar os espaços para coisas criativas e positivas) para expressar, trocar, divulgar e com muita esperança (dos donos das comunidades) discutir idéias... Bom, neste instante brotou aquela vontade de ir mais a fundo nesta questão...fazer um pesquisa...analisar estas comunidades de forma sistemática...a partir de um viés...No intercom ( Agora não me lembro se foi o de BH ou o de POA) falei com um grupo de colegas pesquisadores sobre essa vontade..pois, na minha cabeça essa pesquisa deveria ser feita de forma coletiva(parceria entre instituições ou algo do gênero)..eu não queria fazer sozinha..queria discutir com outras pessoas o processo da pesquisa (idéia antiga..sempre gostei de trabalhar em grupo..produzo mais inclusive).. bom...neste meio tempo vários pesquisadores publicaram sobre as comunidades virtuais ou fizeram pesquisas específicas sobre o orkut...temos a Raquel Recuero (por sinal fui aluna de fotografia do Pai dela..muito bom professor)... E eu tive um filho: o Eduardo! Mas, como aprendi que ser mãe e pesquisadora é possível convidei uma aluna a Josiane Ferreira para trabalhar este tema na disciplina Monografia. E fizemos um artigo sobre As comunidades do Orkut dos cursos de graduação de Relações Públicas do RS e SC. Foi um trabalho bem interessante, mas gostaria de saber mais sobre o assunto...então no dia 18 de março fizemos a aula técnica do curso de RP da Univali com a RP Carolina Terra sobre blogs corporativos (Guria brilhante!) .. simplesmente maravilhosa a palestra (agradeço de público a indicação da Gisele Lorenzetti)..bom, ali pensei..é isso..vou fazer um blog para desenvolver minha antiga idéia sobre pesquisa...e depois daquele encontro me aventurei... bom..tem muito texto para uma postagem... Mas, amanhã quero falar como surgiu a idéia de utilizar a metodologia das representações para analisar os fóruns...(bom... o Dudu quer atenção...tá muito brabo...)
bjs Fui!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

E que venha a Segunda-feira

Olá,

Bom dia a todos! Ontem a noite o Rodrigo Cogo postou um comentário falando sobre os fóruns que são apagados pelos donos ou moderadores das comunidades...Uma espécie de Gatekeeper (ver Mauro Wolf, teorias da comunicação..ou vai no google mesmo que tem vários artigos sobre o tema). A dúvida era como eu iria trabalhar com essa informção já que um dos objetivos é saber quantos fóruns há em cada comunidade e que temas são abordados. Eu fiquei refletindo sobre esse fato ontem a noite...o quanto isto iria mudar o resultado da nossa pesquisa, pois realmente eu não havia pensado nestes filtros. Bom, uma coisa ficou clara..vamos trabalhar apenas com os fóruns publicados ..temos que deixar claro na pesquisa.quando for feito o relato que existe a figura do gatekeeper... ( e as razões que alguns fóruns são eliminados são inúmeras , cabe aqui até uma outra pesquisa...pra saber que critério que é adotado pelos donos de comunidades para deixar um fórum publicado ou não)...já tô pensando em fazer....!
Esta pesquisa com as comunidade de Relações Públicas no Orkut tem a finalidade de mapear as comunidades e suas principais característica...na verdade o levantamento de alguns dados, por meio de pesquisa virtual, num primeiro momento são quantitativos, mas a análise será qualitativa. Falando em qualitativo e quantitativo estou lendo um capítulo do livro Pesquisa Qualitativa em estudos Organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. Vale a pena para quem trabalha com esta área. A editora é a Saraiva, 2006.

bom dia para todos e até amanhã!
Ediene

domingo, 6 de abril de 2008

238 comunidades de Relações Públicas!

Caros Leitores

Exitem no orkut 238 comunidades de Relações Públicas...Antes que alguém pergunte como cheguei a este número ...eu respondo rápido: digitei no link pesquisar (no Orkut) "Relações Públicas"
Ah! outro dado que acabo de descobrir... interessantíssimo....exatamente às 10h em ponto, em pleno domingo dia 06 de abril.. O orkut classifica e coloca as comunidades pelo número de participantes.. E a comunidade do curso de Relações Públicas da Univali é 21 colocada. A Comunidade com o maior número de membro é a Relações Públicas..o ícone é um ovo quebrado saindo um ornitorrinco...Ela tem 9.253 membros..bom vou começar a pesquisa por ela.. Bom pessoal.. Vou parando por aqui e gostaria de avisar que nesta semana vou publicar uma tabela para ajudar na coleta de dados!

Valeu...fui!

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Objetivo deste Blog




Este blog foi criado com o objetivo de desenvolver uma pesquisa sobre as comunidades de Relações Públicas no Orkut. Porém, a intenção é fazer a pesquisa em conjunto com todos aqueles que acessam o blog... como são muitas comunidades penso que cada pessoa pode escolher uma comunidade para monitorar. A pesquisa é de campo e a metodologia eu iriei postar aqui, porém está aberta a críticas e sugestões. Vou definir o que vamos coletar de informações para criar nosso banco de dados e depois fazer a análise dos resultados. A idéia inicial é monitorar cada comunidade escolhida uma vez por mês, registrando todas as modificações ocorridas. Primeiramente os dados postados devem ser:

Nome e link da comunidade
Descrição
Idioma
Categoria
Dono
Moderadores
Tipo
Conteúdo
Local
Criado em
Membros
Quantas comunidades relacionas (quais)
Fóruns 2008 (neste item iremos ter uma dedicação maior: iremos anotar quantos fóruns existem na comunidade e adotar a seguinte classificação: spam; eventos em geral; eventos da área; informes gerais; informações sobre a profissão; troca de informações entre os membros; vamos verificar também o número de postagem em cada fórum; a analisar qualitativamente somente os que falam sobre a profissão)

Esta é a primeira etapa. O desafio está lançado...A idéia é a seguinte..fez tudo o que tinha para fazer na internet? leu e-mail, viu orkut..tá de bobeira...pega uma comunidade para analisar!

Agradeço desde já a participação de todos.

Ediene